Uma pesquisa recente aponta que consumir três copos de leite semidesnatado diariamente pode reduzir o risco de ataque cardíaco em até 18%. Mais de 5 mil estudos foram analisados para chegar a essa conclusão. O trabalho foi feito pela professora Sabita Soedamah-Muthu, do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Wageningen, na Holanda, em parceria com pesquisadores de Harvard (Estados Unidos).
“Sabemos que o cálcio colabora no trabalho de contração e relaxamento dos músculos do coração e seu consumo é importante para manter o bom funcionamento cardíaco e também para a coagulação do sangue. O leite integral, porém, tem muita gordura saturada, que acumula nas artérias e, a longo prazo, provoca entupimentos. O ideal é tomar leite semidesnatado ou desnatado”, diz o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo.
Inúmeros estudos relacionados ao consumo diário de leite vem sendo publicados, como a função do leite para quem pratica exercícios físicos. “O leite é rico em sódio e potássio, responsáveis pelo balanço hídrico no organismo. Além disso, possui aminoácidos usados para a construção e recuperação muscular”, defende a nutricionista Andrea Ferreira, doutoranda do tema na Universidade de São Paulo (USP).
A bebida é o maior fornecedor de cálcio que existe na natureza, além de ser rico em proteínas, vitaminas A, B12 e D, e tem sido relacionado à perda de peso também.
“As proteínas e o cálcio encontrados no leite ajudam na metabolização de calorias e gorduras e colaboram no processo de emagrecimento. Incluí-lo na dieta é sempre bom”, diz Andrea.
O consumo de leite e seus derivados, como queijos e manteiga, é indicado para evitar osteoporose, doença caracterizada pela diminuição de massa óssea. Eles também são ricos em triptofano, aminoácido que relaxa os músculos. Então, a velha dica da vovó de tomar um copo de leite para dormir melhor é válida.(KM/FU)

0 comentários:
Postar um comentário