3 de março de 2013

Professores do Paraná entram em greve pelo piso nacional no próximo dia 13


Os professores da rede estadual de ensino público do Paraná realizaram manifestações em várias cidades do Paraná. Os docentes pedem que sejam aplicadas, dentre outras reivindicações, o piso salarial nacional do magistério também no Paraná. Os protestos aconteceram duas semanas antes do dia em que ficou definido o início da greve da categoria, para o dia 13 de março. As manifestações foram feitas na frente das sedes dos 29 Núcleos Regionais de Educação (NREs), além de atos em locais públicos com distribuição de panfletos para a população. 
As aulas, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, ocorreram normalmente e não houve necessidade de paralisação. Os professores pedem, além da questão do salário nacional, que demandaria aumento de 7,2% no salário dos professores, 33,3% de hora-atividade (período dentro da jornada de trabalho do professor para atividades extraclasse) e a reestruturação de carreira dos funcionários das escolas, entre outras reivindicações. 
Segundo a presidente da APP Sindicato, nos próximos dias os representantes da categoria devem se reunir com a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR) para analisar possíveis propostas. "Vamos levar a proposta do governo para análise da categoria na assembleia do dia 9 de março. A princípio a greve está prevista para o dia 13, mas tudo pode mudar no dia da assembleia", explica Marlei.

0 comentários:

Postar um comentário