14 de fevereiro de 2013
Bloco Siri na Lata destacou bandeiras de luta dos trabalhadores nas ruas de Aracaju
Pelo 8º ano consecutivo, o bloco Siri na Lata, promovido pela Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT-SE) foi às ruas com o objetivo de pautar as reivindicações trabalhistas de forma descontraída. Animados por banda de frevo e Tambores da Esperança, os cortejos aconteceram nos dias 6 de fevereiro, na cidade de Estância e 8 de fevereiro, em Aracaju.
Neste ano de 2013, as bandeiras de luta que se destacaram foram: o fim do fator previdenciário, o fim do imposto sindical, contra a desoneração nas folhas de pagamento, contra a criminalização das greves, pela liberdade de expressão, pelo fechamento do comércio aos domingos e feriados e pelo piso salarial do magistério.
Para Pedro Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Sindisan/SE), o Siri na Lata é um importante espaço de reivindicação. “Através dele (o Siri na Lata), nós, sindicalistas, podemos trazer nossas lutas para as ruas e desabafar”, afirmou.
Já o representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Própria (Sinserv), Cláudio Barros, que veio de Propriá com alguns servidores para participar do bloco, parabenizou a CUT pela realização do evento. “A CUT está de parabéns pela ideia do Siri na Lata. Para nós é uma alegria participar desse evento que destaca nossas reivindicações”, disse.
A saída do bloco em Aracaju, na Praça Fausto Cardoso, foi marcada pelo grande “mar vermelho” de gente, que, com suas bandeiras e estandartes, ocupou as ruas de Aracaju com alegria, mostrando para a população a importância da luta trabalhista.
O presidente da CUT em Sergipe, Rubens Marques, também destacou a importância da participação dos trabalhadores no evento. “O trabalhador passa o ano inteiro lutando, fazendo greve, paralisação, então a ideia que a população tem é que o trabalhador é infeliz, quando na verdade, o trabalhador também tem direito de se divertir. O Siri na Lata foi criado com o objetivo divertir a classe trabalhadora, mas mesmo no momento da diversão, aproveitamos para criticar e levar as bandeiras de luta que defendemos durante o ano com irreverência”, destacou.
Estiveram presentes no Siri na Lata, o Sinditêxtil, Sindijor, Sintufs, Sindisan, Sinserv, Sinergia, Sintese, Coletivo Intervozes e os parlamentares Deputada Ana Lúcia (PT-SE) e Vereador Iran Barbosa (PT-SE).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário