28 de dezembro de 2011
Férias: passagem aérea é o item relacionado à época que mais sobe de preço em 2011
Dezembro, mês de férias e festas. Quem quer aproveitar o período para viajar, descansar ou simplesmente curtir a casa deve preparar o bolso. De acordo com o IPCA-15 – prévia da inflação oficial medida pelo IBGE –, os itens relacionados ao período de descanso estão até 53,10% mais caros no acumulado deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse é o caso das passagens aéreas, que mês a mês tinham impacto significativo sobre o índice de preços ao consumidor. Entre as capitais analisadas pelo instituto, a maior alta é registrada no Rio de Janeiro – destino muito procurado pelos turistas -, com avanço de 65,56% no ano. Na sequência aparecem Goiânia (65,41%) e Recife (65,25%).
Pela estrada
Quem optar por deixar a cidade nesta época do ano pelas estradas brasileiras também vai sentir no bolso – mesmo que de forma bem menos intensa.
De acordo com o IPCA-15, as passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais acumulam alta de 5,55% e 6,61%, nesta ordem, ao longo do ano.
Hospedagem
Independentemente do meio de transporte escolhido para chegar ao destino das férias, os meios de hospedagem também terão estão pesando mais no bolso do turista este ano.
Os hotéis estão, em média, 16,78% mais caros até dezembro, com destaque para aqueles no Distrito Federal (38%) e São Paulo (24,14%).
Em casa
Mesmo quem optou por passar as férias em casa mesmo, aproveitando as opções de lazer que a cidade tem a oferecer, vai notar que está tudo mais caro do que no ano passado, como mostra a tabela abaixo:
Lazer em casa
Item Variação acumulada de janeiro a dezembro de 2011
Cinema
9,04%
Ingresso para jogo 9,66%
Clube 8,60%
Aluguel de DVD 1,87%
Fonte: IBGE, com base no IPCA-15 de dezembro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário