19 de janeiro de 2012
Educação profissional - Reabertas as inscrições para os cursos da bolsa-formação
O Ministério da Educação beneficiará 79 cidades brasileiras envolvidas com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. As prefeituras vão selecionar bolsistas para formação técnica em hospitalidade e lazer. Nos dois últimos meses de 2011, o governo federal investiu R$ 458 milhões, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parcerias com 23 instituições de ensino técnico e profissionalizante.
Este mês, o programa reabriu a oferta de bolsa-formação nas modalidades Pronatec na Copa, com governos estaduais e prefeituras; Soldado-Cidadão, com o Ministério da Defesa; Inclusão Produtiva, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Bolsa-Formação Trabalhador e Estudante, com estados, municípios e outras instituições. São oferecidos cursos técnicos de curta duração e de formação inicial e continuada (FIC). Cerca de 3 milhões de brasileiros devem ser beneficiados pelo Pronatec até 2014. Os municípios que oferecem as bolsas são definidos de acordo com a demanda de governos e prefeituras.
Para os militares, o Ministério da Defesa selecionou cerca de 370 cidades. Nelas, haverá vagas na modalidade Soldado-Cidadão. Em outras 36, o acesso aos cursos de formação inicial e continuada se dará por meio da Inclusão Produtiva. Nessa modalidade, já em segunda chamada para a definição de vagas, a oferta de bolsas destina-se a brasileiros em situação de extrema pobreza, beneficiários de programas sociais do governo federal. Desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Inclusão Produtiva já atende a mais de 80 mil brasileiros.
Copa do Mundo — Quanto à modalidade Pronatec na Copa, serão atendidas, em parceria com o Ministério do Turismo, as 12 cidades-sede do Mundial de 2014, a ser realizado no Brasil, além de 65 municípios das respectivas regiões metropolitanas. Terão prioridade na oferta de bolsas os setores de lazer e hospitalidade.
Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são as cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo.
Seleção — Os estudantes que farão os cursos técnicos e os trabalhadores que passarão pelos de formação inicial e continuada da modalidade Trabalhador e Estudante serão selecionados pelas secretarias estaduais de Educação. Após a seleção, serão encaminhados às instituições responsáveis pelos cursos, como os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições do Sistema S — serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai).
Essa modalidade da bolsa está em andamento, por meio de convênios firmados ainda em 2011. Foram repassados R$ 458 milhões a 23 instituições, dentre institutos federais, unidades do Sistema S, universidades federais e Colégio Pedro II do Rio de Janeiro.
Eis a relação das unidades da Federação e cidades brasileiras onde se efetivarão os cursos;
UF Município
AC Rio Branco
AL Maceió
AL Maragogi
AM Barcelos
AM Manaus
AM Parintins
AP Macapá
BA Maraú
BA Lençóis
BA Porto Seguro
BA Salvador
BA Mata de São João
CE Aracati
CE Fortaleza
CE Jijoca de Jericoacoara
CE Nova Olinda
DF Distrito Federal
ES Vitória
GO Alto Paraíso de Goiás
GO Caldas Novas
GO Goiânia
GO Pirenópolis
MA Barreirinhas
MA São Luiz
MG Belo Horizonte
MG Diamantina
MG Ouro Preto
MG Tiradentes
MS Bonito
MS Campo Grande
MS Corumbá
MT Cáceres
MT Cuiabá
PA Belém
PA Santarém
PB João Pessoa
PE Fernando de Noronha
PE Ipojuca
PE Recife
PI Parnaíba
PI São Raimundo Nonato
PI Teresina
PR Curitiba
PR Foz do Iguaçu
PR Paranaguá
RJ Angra dos Reis
RJ Armação dos Búzios
RJ Paraty
RJ Petrópolis
RJ Rio de Janeiro
RN Natal
RN Tibau do Sul
RO Porto Velho
RR Boa Vista
RS Bento Gonçalves
RS Gramado
RS Porto Alegre
SC São Joaquim
SC Balneário Camboriú
SC Florianópolis
SE Aracaju
SP Ilhabela
SP São Paulo
TO Mateiros
TO Palmas
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário