12 de janeiro de 2012
Governo muda a lei e marítimos peruanos já operam no Brasil
No caso da polêmica sobre se há ou não falta de marítimos no País, o governo recentemente tomou importante decisão. O Ministério do Trabalho, através do Conselho Nacional de Imigração - obviamente após ouvir a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha - decidiu permitir que, no caso de afretamento de novos navios, sejam usados marítimos estrangeiros. Assim, dois navios já foram autorizados a operar com marítimos de fora e há mais dois processos em tramitação. Os dois navios pioneiros nessa prática estão utilizando oficiais peruanos e, segundo se sabe, com bons resultados - na visão de armadores brasileiros.
Oficiais filipinos, russos e de países asiáticos costumam tripular navios mundo afora, mas, no caso do Brasil, os armadores parecem ter concluído que peruanos têm idioma e costumes mais próximos dos brasileiros.
Com a medida, mantém-se a exclusividade de marítimos nacionais em navios verde-e-amarelos e abre-se uma exceção em unidades alugadas do exterior. Os navios já afretados não podem lançar mão dessa opção, apenas os novos e, ao que se sabe, com autorização do Governo, mas caso-a-caso.(Sergio Barrreto Motta)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário