20 de janeiro de 2012

Manicure de salão precisará ter carteira assinada

Os trabalhadores da área da beleza conseguiram nesta quinta-feira a regulamentação da profissão. A nova lei foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial da União". Com isso, os donos de salão deverão garantir a carteira assinada para cabeleireiros, manicures, esteticistas, pedicures, depiladores, maquiadores e barbeiros. Segundo o presidente do Sitratuh-Florianópolis,(Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade da capital catarinense) a nova lei garante direitos para os profissionais, como os que adquirem problemas de saúde durante o exercício da profissão. LEI No 12.592, DE 18 DE JANEIRO DE 2012 Dispõe sobre o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. A P R E S I D E N T A D A R E P Ú B L I C A Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o É reconhecido, em todo o território nacional, o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, nos termos desta Lei. Parágrafo único. Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador são profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal dos indivíduos. Art. 2o ( VETADO). Art. 3o ( VETADO). Art. 4o Os profissionais de que trata esta Lei deverão obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a seus clientes. Art. 5o É instituído o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a ser comemorado em todo o País, a cada ano, no dia e mês coincidente com a data da promulgação desta Lei. Art. 6o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 18 de janeiro de 2012; 191o da Independência e 124o da República. DILMA ROUSSEFF José Eduardo Cardozo Paulo Roberto dos Santos Pinto Alexandre Rocha Santos Padilha Rogério Sottili Luiz Inácio Lucena Adams

8 comentários:

  1. Graças a Deus e muito obrigada PRESIDENTA DILMA,SOU CABELEIREIRA ha 26 anos e nunca tive direito a nada,não tive seguro maternidade decimo terceiro e nem férias,nunca pude pegar nem uma simples gripe,ja vi muitos amigos da profição q derão seu sangue a vida toda num salão quando doente os colegas se reonião pra ajuda financeira,trabalho na maior rede de salão em Curitiba e vejo os donos cada vez mais milhionarios,nosso sindicato é dos donos dos maiores salões de Curitiba sem nos proteger em nada,sempre esperei por essa lei afinal todos os dias faço a felicidade de varias mulheres levantando sus alto estima,nossa carga horaria é de 12 horas e quem não cumpre não ganha cliente não é justo somos trabalhadores e merecemos reconhecimento.Mais uma vez obrigada Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comece a escrever corretamente, é profissão e não profição. e ainda regulamentaram uma profissão que não tem conhecimento, primeiro precisam ter conhecimento para depois exigir algo.

      Excluir
    2. Há pessoas que não tiveram oportunidade de fazerem uma faculdade, onde se aprende a escrever, ler, interpretar o português corretamente. E fizeram cursos profissionalizantes técnicos como os do SENAC e SENAI. O senhor anônimo, antes de julgar uma profissão, deveria entender a diferença entre um curso de faculdade e um curso técnico, que também é uma profissão e merece respeito. Então, o ignorante é o senhor, que desconhece, e é preconceituoso.

      Excluir
  2. Tudo isso ja acontece no salão em que trabalho, mas muitos ñ sabem que os donos de salão de beleza, fazem com que seus funcionarios paquem , o que serria obrigação deles.
    Trabalho registrada há mais de 6 anos, mas isto só serve para fiscalização do governo. Ganho 70% de comissão, pago o INSS, fundo de garantia, compro todo o material a ser utilizado, pago os descontos de ferias, o tão desejado 13 salario, tudo sai do meu bolso, ñ tenho nenhum beneficio dado pela empregadora.
    Por isso ñ se iludam com esta lei, ela ñ vai fazer diferença, pelo menos na minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que esta lei foi regulamentada, agora só gostaria de saber como o dono do salão vai pagar 70 % de comissão e ainda assinar a carteira de trabalho?

    ResponderExcluir
  4. Ah ah ah

    Quero ver cabelereiro querer ganhar piso salarial e comissao de 50% ou mais. Never.

    Perdem os dois. Os donos e tambem os cabelereiros.

    Manicure daqui pra frente,so trabalhando de porta em porta

    ResponderExcluir
  5. Na verdade para o proprietario o custo do funcionario nao muda muito,oque vai mudar e a comissao,que sera calculada na base do salario fixo de cada profissional,assim nao fugindo muito da realidade que ja e pago pelos mesmos,quem ganha e o funcionario que tem registro e reconhescimento por lei.

    ResponderExcluir
  6. segunda vez que trabalho no mesmo salao,e hoje dia 28/06/2013,fui maltratada na frente de clientes,e nao tenho carteira registrada o que pode acontecer,e nao tenho como provar nada sobre o que aconteceu.

    ResponderExcluir