11 de janeiro de 2012

Portos, sucateados, entram 2012 sem novos e velhos projetos

O setor portuário entrou 2012 sem qualquer tipo de balanço ou planejamento por parte da Secretaria de Portos (SEP).Em 2011, foi praticamente um ano que não existiu para os portos brasileiros em termos de novos projetos e implantação de “velhos” projetos, como o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP). "Parece que querem sucatear o setor", comenta antigo dirigente sindical da área de Paranaguá. Aliás, o PNLP, segundo divulgação da SEP, seria anunciado até o final de dezembro último. Alguém ficou sabendo dele?, indaga o mesmo dirigente. A paralisia da SEP só reforça a suposta extinção da secretaria na reforma ministerial que a presidenta Dilma fará neste início de ano. PARANAGUÁ - Ao que se anuncia, Paranaguá deve fazer a diferença.Com R$ 226,8 milhões em projetos já em contratação – como a dragagem de manutenção e a aquisição de um sistema de segurança – ou prestes a serem licitados, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promete para 2012 o maior investimento na infraestrutura do terminal portuário em mais de uma década. Desde os anos 1990, as apostas de maior vulto foram privadas, como a construção do Terminal de Contêineres, em 1998. O Porto de Paranaguá também passou vários anos – 30, dizem alguns dos funcionários mais antigos da Appa – sem grandes investimentos do governo federal. Ainda que boa parte das intervenções cruciais pareça estar saindo do papel neste ano, no entanto, alguns gargalos importantes, como o aprofundamento do Canal da Galheta – que beneficiaria também o Porto de Antonina – e a cobertura do corredor de exportação para os dias de chuva, continuam sem solução concreta. Tais gargalos são cruciais agora e no futuro próximo, com a curva ascendente da movimentação. Foram 38,8 milhões de toneladas no acumulado até novembro de 2011, melhor número desde 2007. De todos os projetos previstos, o mais relevante é a dragagem de manutenção, que espera pela licença de operação do porto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Os últimos documentos do processo foram enviados em dezembro e a previsão é de que a intervenção seja licitada logo em seguida e executada ainda em 2012”, diz o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron. Pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), a dragagem de manutenção prevê a retirada de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de material do fundo dos arredores do Porto de Paranaguá.

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