28 de janeiro de 2012
Saiba qual é a hora certa do check-up
Aquela ideia de que os check-ups frequentes devem começar apenas a partir dos 40 ou 50 anos é mito, alertam especialistas. Mesmo pessoas jovens e saudáveis precisam de acompanhamento médico e de exames preventivos, que podem evitar problemas futuros e, assim, salvar vidas.
“Quem passa por consultas regulares são idosos, mulheres grávidas e bebês com menos de dois anos. No meio disso, existe uma faixa etária que não costuma fazer check-ups. Há idades de maior risco, mas mesmo jovens com saúde devem fazer um acompanhamento”, diz Gustavo Gusso, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família.
Segundo o médico, até crianças saudáveis precisam visitar um médico generalista pelo menos a cada dois anos. “Acompanhamento clínico é uma coisa que começa no pré-natal, na barriga da mãe, e se estende até a morte.”
Alexandre Wolkoff, médico e coordenador do pronto-socorro do Hospital San Paolo, reforça o alerta. “Em todas as idades, precisamos sempre arrumar tempo em nossa agenda para cuidar da saúde. Isso porque o estresse diário pode afetar o coração, além de contribuir para o surgimento de doenças crônicas. Consultas preventivas podem evitar os problemas e, desse modo, garantir uma vida saudável na terceira idade.” Para Wolkoff, o ideal é que as pessoas adquiram o hábito depassar por um check-up a cada ano, para que o clínico determine se existe algum problema e encaminhe o paciente a um especialista, se necessário.
Gusso acrescenta que mesmo quem faz exercícios físicos regularmente e adota uma dieta balanceada diariamente precisa passar pelo exame preventivo anual. E quem já tem problema de saúde deve aumentar a frequência. “Se o paciente for fumante, sedentário ou obeso, a visita precisa ser imediata. Depois de passar pela triagem do profissional, o número ideal de consultas será determinado.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário