18 de janeiro de 2012
Sindicato dos Bancários de Porto Alegre completa 79 anos de lutas e conquistas
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) completou mais um ano nesta quarta-feira. E essa data especial não poderia passar em branco.
A luta categoria foi fundamental para que a entidade se tornasse e continuasse como protagonista nos lu seus embates, sempre com forte participação categoria e dos trabalhadores, cujos ibntegrantes foram responsáveis por expressivo grau de sindicalização.
Tudo começou em 1933. Ao longo de nossa história, o Sindicato organizou campanhas salariais, assembléias, greves e manifestações, obtendo melhores salários e condições de trabalho.Fruto dessa luta, articulada com entidades sindicais em todo o País, a categoria possui uma convenção coletiva nacional, acumulando conquistas como jornada de 6 horas, piso, gratificação semestral, cesta-alimentação, vale-refeição, PLR e outras.
Por tudo isso, o SindBancários, merecidamente, é referência no movimento sindical. E este blog presta a sua homenagem a toda categoria lembrando de alguns nomes que fizeram essa história. Entre tantos outros,o de Hilfredo Bittencouirt dos Santos, ex-presidente da entidade e idealizador da Cooperativa Habitacional dos Bancários, cujos feitos ainda podem ser vistos pela construção de inúmeras unidades nos bairros de Porto Alegre. Foi ali também que o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, começou a sua jornada, assim como o atual prefeito da Capital, José Fortunatti. Como chefe do departamento jurídico da entidade, o atual governador do Estado, Tarso Genro, também fez parte dessa história de 79 anos. Mas, por justiça, este blog também registra dois nomes especiais nessa trajetória que não podem ser esquecidos: o de Renato de Oliveira Gonçalves, homem do melhor nível técnico na área trabalhista do Sul do País, e o de Ruy Lagarreta Paixão Coelho, um fronteriço de grande caráter dentro do movimento sindical gaúcho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário