4 de janeiro de 2012
Universidade paulista oferece bacharelado em ciências do mar
Bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia com ênfase em ciências do mar. Este é o novo curso criado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que será ministrado no campus da Baixada Santista, em Santos, litoral do estado. São 200 vagas para o primeiro semestre letivo deste ano. Todas as vagas para o bacharelado interdisciplinar estão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que recebe inscrição de candidatos a partir do próximo sábado, 7. Para concorrer, os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.
De acordo com Nildo Batista, coordenador da secretaria de planejamento acadêmico e gestão de novos cursos na Unifesp, a formação de recursos humanos para ciências do mar é extremamente necessária e estratégica, dada a evolução do país no campo das pesquisas do petróleo e da exploração do pré-sal.
A escolha do campus da Baixada Santista para sediar o curso se deve à presença de importantes complexos industriais de siderurgia, química e petroquímica reunidos no pólo industrial de Cubatão, que é também um amplo mercado de trabalho ainda carente de mão de obra qualificada.
Bacharelado - Com três anos de duração, o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia com ênfase em ciências do mar compreende estudos distribuídos em quatro eixos: o ambiente marinho; a vida marinha; a sociedade e trabalho no mar; mar, ciência e tecnologia. Segundo o professor Nildo, ao concluir o bacharelado, o profissional estará preparado para o mercado de trabalho e para concurso público em empresas da área, como a Petrobrás.
Será, ainda, candidato a ingressar em cursos de engenharia, com duração de dois anos, para obter o segundo diploma. Ao final de 2014, duas engenharias serão oferecidas para a primeira turma do bacharelado: engenharia de petróleo e energias renováveis e engenharia ambiental portuária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário