15 de dezembro de 2012
Ex-porta-voz confirma volta de Lula ao jogo eleitoral
Artigo de André Singer destaca o retorno do ex-presidente Lula ao jogo eleitoral, anunciado no discurso do cabalístico 12/12/12 em Paris; em diversos trechos, Lula falou como se ainda fosse presidente ou pretendesse voltar a sê-lo
Porta-voz de Lula em seu primeiro mandato, o jornalista e cientista político André Singer aposta: o ex-presidente está voltando. E anunciou o retorno no discurso feito em Paris, no cabalístico 12/12/12. A fala, segundo Singer, lembraria a célebre entrevista de Getúlio Vargas a Samuel Wainer, em que o "pai dos pobres" anunciou: "Eu voltarei".
Singer pinçou vários trechos da fala em que Lula falou como se ainda fosse presidente ou pretendesse voltar a sê-lo. Como, por exemplo, quando falou do "meu ministro da Economia" ou quando sugeriu novos encontros de presidentes, incluindo-se no grupo.
Outro ponto relevante do discurso, segundo Singer, foi a crítica aos banqueiros, que, segundo se comenta no círculo lulista, tem endereço certo no Brasil (leia mais aqui). Abaixo, o artigo se Singer na Folha deste sábado:
Voltei
André Singer
O discurso de Lula anteontem em Paris deve ser lido com atenção. Não só porque foi mencionada a chance de nova candidatura, o que lhe dá sabor histórico. Quiçá, no futuro, o cabalístico 12/12/12 fique como o dia da célebre entrevista em que Getúlio anunciou a Wainer: "Eu voltarei".
Para os que buscam sinais, aliás, convém anotar outras passagens. A certa altura, o antigo mandatário deixa escapar: "Se é verdade o número que o meu ministro da Economia falou na hora do almoço...". Adiante, afirma aguardar que "a gente consiga fazer um acordo mais razoável" na conferência do clima prevista para se dar em Paris em 2015. Já quase ao final, solta o seguinte: "Espero que os presidentes das Repúblicas não se reúnam mais para discutir crise. Nós temos que discutir soluções".
Os indícios esotéricos espalhados em uma hora e 20 minutos de duração não constituem, contudo, os elementos centrais do pronunciamento. Se o ex-metalúrgico será ou não candidato em 2014, depende de fatores cujo controle escapa a qualquer um. Interessa a disposição atual do personagem e, acima de tudo, o programa com que sobe ao palanque.
O orador fez, com voz firme, diagnóstico amplo da crise econômica mundial e dos consequentes desafios postos aos homens e mulheres de Estado no início do século 21. Os ouvintes que se deixarem levar pela forma -a aparência simples dos enunciados- perderão a abrangência do raciocínio, concorde-se com ele ou não.
Para Lula, os impasses chegaram a tal ponto que ou a política reassume o comando para preservar os avanços obtidos depois da Segunda Guerra Mundial ou caminharemos para o pior. Comparando a situação europeia -epicentro de processo regressivo mais geral- a um paciente com a perna já amputada, disse que "se demorar mais um pouco, poderá morrer".
Mas diante de quadro tão grave, o que impede os Estados de agirem para interromper a gangrena, salvando o bem-estar social e devolvendo perspectivas de desenvolvimento para o conjunto da humanidade? Quem são os tão poderosos inimigos da raça humana? Aí a surpresa. Refratário, em condições normais, a nomear adversários, o ex-presidente, nas derradeiras frases, decidiu colocar pingos nos "is". "Essa crise é da responsabilidade de pessoas que nós nem conhecemos porque, quando o político é denunciado, a cara dele sai de manhã, de tarde e de noite no jornal. Vocês já viram a cara de algum banqueiro no jornal?"
Acaso fosse necessária indicação adicional sobre como, na visão de Lula, estariam relacionadas a esfera global e as acusações de corrupção no Brasil, fez questão de arrematar: rosto de banqueiro não aparece "porque é ele que paga a propaganda".
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Direitona golpista representada pela imprensa corrupta é tão incompetente que tem 10 anos que estão atirando a esmo e não conseguem acertar. Lula tem um escudo impenetrável: O POVO!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNÓS PODEMOS CONTRIBUIR 15.12.2012 às 12:42 É verdade, façamos isso, mas, também pode-se votar no PCdoB, digno aliado do PT.
ResponderExcluirANO o Brasil pagará 45 bilhões a menos de juros sobre a dívida ? Pois é graças a isso o pobre terá mais comida na mesa, a saúde vai melhorar, nossas rodovias matarão menos, pois em 2011 o Brasil pagou mais de 246 bilhões de juros mas neste ano pagará apenas um pouco mais de 190 bilhões e a tendência será diminuir a cada ano, devido à queda dos juros, e se analisarmos bem, chegamos a conclusão de que todas as tentativas de golpes, todas as armações contra Lula e Dilma tem a finalidade de destituir o governo trabalhista para que tudo volte a ser como antes, e as taxas de juros chegue a patamares de 20 a 30% a.a. , ai sim , os banqueiros ficarão felizes e os tucanos chegarão a orgamos diários em saber que o povão passa fome.
ResponderExcluirpara a diminuição da corrupção no Brasil, bastará para isso elegermos somente a corrente trabalhista para todos os níveis, assim aqueles que votarem na Dilma em 2014 que votem também em candidatos a deputados e senadores do PT, não tem nenhum sentido votar na Dilma por exemplo e voltar do outro lado em um Valdemar da Costa ou em um Sarney, pensem nisso, a presidente fazendo maioria não terá que sair distribuindo cargos nem ministérios, fazendo esses acordos e essas alianças que tanto mal fazem ao País e ao povo Brasileiro. Vejam o que os tucanos estão fazendo em Goiás, em um momento que se discute a extinção desses assaltos praticados dando decimo quarto e decimo quinto salários, os deputados de Goiás se reúnem e aprovam esse absurdo. Chega de políticos profissionais, vamos realmente votar e eleger pessoas compromissadas com o nosso futuro.
ResponderExcluirEle nem precisa voltar como candidato em 2014, basta ele sair em caravana para defender o seus legado e o do PT. Isso já é o suficiente para aniquilar com a oposição partidária. A oposição mediática, essa, sabe que está chegando a sua hora. O grito de guerra já foi lançado. A mídia defende aqueles que pagam o seu salário.
ResponderExcluirQueremos ver o 9 Dedos depilado, com unha pintada e o trazeiro d quatro para a rapaziada do PCC se divertir. PCC é aliado aqui fora, mas lá dentro tem que ter compostura de malandro, o que ele não tem.
ResponderExcluirBom retorno ao Lula. E ao FHC também. Aliás, o Leão do PNBC e da Meritocracia Eleitoral tem um encontro histórico marcado com ambos em 2014. ” Na verdade, verdadeira, a nosso ver, hoje, no Brasil, no âmbito da política nacional, temos apenas três protagonistas políticos relevantes, à altura do ringue político nacional em 2014, a saber: Lula (PTMDB-agregados, situação), FHC (PSDEMB-agregados, oposição), ambos no mesmo segmento do velho continuismo da mesmice, das velhas heranças malditas, da velha ditadura militar, pró-establishment. E doutro lado, em contraponto aos mesmos, no segmento do rompimento com o velho establishment, temos apenas o HoMeM do Mapa da Mina, do bem comum do povo brasileiro, com pinta de Estadista de verdade, inédito, Fato Novo de Verdade, que nos propõe o PNBC e a Meritocracia Eleitoral, o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade. O resto, que nos desculpem a franqueza, nos parece coco de galinha do velho continuismo da mesmice, em termos de significado Político de alta relevância. Aliás, enquanto aviso de antemão aos navegantes, o HoMeM falou: ‘gosto do Lula e do FHC, e se tiver que enfrentá-los em 2014 prefiro que os dois subam juntos ao ringue, do mesmo lado, porque assim ficará mais fácil para o Leão derrubar as duas raposas felpudas, e o detrito da velha ditadura militar, continuistas da mesmice, com apenas duas porradas, o PNBC e a Meritocracia Eleitoral. “
ResponderExcluirPATRIOTA
ResponderExcluirEntão desde lá você já estava em partido errado, sua alma é de tucano, ainda bem que saiu, você e seus "cumpanheiros". Petistas não falam isso de "política do bem", a atividade Política sempre é do bem, politicagem é que não é sadio
Pera aí, quer dizer que o o homi simplesmente vai tirar a chance da presidenta que tem mais de 102% de aprovação popular, mais que a dele, de tentar uma reeleição certa? Então ela é um poste mesmo? Então elle foi, é e sempre será o CHEFE? PEGA ELLE BARBOSÃO.
ResponderExcluir