17 de dezembro de 2012
Conselho Nacional de Saúde será presidido por uma mulher: Maria do Socorro de Souza
Pela primeira vez, em 75 anos de história, o Conselho Nacional de Saúde, maior instância de controle social na área da Saúde, terá em sua presidência uma representante dos usuários e mulher. Maria do Socorro de Souza, assessora de Políticas Sociais da Contag e CUTista, foi eleita presidente do CNS superando por 31 votos a 17 o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição ocorreu durante a 50ª reunião extraordinária do Conselho realizada nesta quinta-feira (13).
"Sou mulher, negra, mãe, avó trabalhadora rural e usuária do Sistema Único de Saúde. Estamos vivendo um intenso e histórico momento no CNS de possibilidade realizar outra democracia dentro do espaço formal que é o Conselho. Sinto-me autorizada para fazer dessa esfera um espaço autônomo e participativo e criar outros pontos de diálogo para enfrentar os desafios do SUS. São 25 anos trabalhando e militando em defesa dos excluídos de causa”, afirmou Maria do Socorro.
Outro representante CUTista, Geordeci Souza, foi eleito para a mesa diretora do CNS, juntamente com mais seis conselheiros. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário