24 de dezembro de 2012

Hipertensos devem tomar precauções na hora da ceia de Natal

Se você é hipertenso, deve ter cuidados especiais hoje à noite, na hora da ceia de Natal. Nutricionistas do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), referência do Ministério da Saúde no tratamento de doenças do coração, alertam para a importância de não exagerar. Ivan Cordovil, cardiologista do INC , dá sugestões de alimentos especiais para hipertensos, que também podem ser consumidos por toda a família.
O ideal, segundo ele, é fazer das frutas o prato principal da noite. Elas normalmente são usadas para enfeitar a mesa e acabam esquecidas no meio de tantas guloseimas, mas podem servir de acompanhamento dos pratos salgados e sobremesas ou ingeridas antes da ceia, pois dão a sensação de saciedade. Mas nada de frutas em calda ou compotas, pois essas versões são ricas em açúcar e conservantes, além de perderem a maior parte das propriedades naturais.
Junto com as frutas, as saladas devem ter grande destaque na ceia. Legumes e verduras são bem-vindos e podem ser temperados com azeite, que reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) e o risco de infarto ou AVC. Use também pouco sal e evite molhos com maionese. Outra dica é usar leguminosas como o feijão fradinho e a lentilha, que dão um toque especial à salada.
Dê preferência ao chester ou tender, em vez do pernil. O bacalhau é perigoso se estiver muito salgado, mas, se for retirado completamente o sal, faz bem ao coração, pois tem ômega 3.
Para aqueles que estão tomando remédio, o ideal é não suspender a medicação. Já os hipertensos com a pressão controlada podem brindar com uma ou duas taças de vinho ou champanhe.

0 comentários:

Postar um comentário