29 de janeiro de 2013

Contac consegue norma regulamentadora para frigoríficos. É um avanço nas relações trabalhistas

Fruto de um trabalho incessante de mais de 10 anos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Alimentação (CONTAC) obtém a primeira Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, que abrange a área de frigoríficos.
Documento tido como de vanguarda nas relações trabalhistas do setor, foi aprovado por uma comissão tripartite, da qual fizeram parte empresas, trabalhadores e Ministério do Trabalho, que discutiam o assunto há mais de dois anos. As medidas já entraram em vigor e, segundo o presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, "essa não é somente uma conquista de um sindicato, mas,sim, de uma grande junção entre as entidades representativas e todos os trabalhadores da categoria, que vinham lutando por isso há mais de uma década".
Segundo ele, a partir da sua promulgação, as empresas têm um prazo de 6 meses para implementá-la, inobstante algumas, como a Perdigão e a Marfrig, já estejam observando a NR.

SÍNTESE - A norma regulamentadora é uma lei que trata da condição de trabalho e prevenção de doenças, traz melhorias fundamentais para a saúde e segurança do trabalhador da categoria. Em especial, Siderlei destaca as pausas a cada 50 minutos trabalhado, com um intervalo de 10 minutos para aqueles que trabalham nas câmaras frias. Ela é composta por 16 itens e 215 subitens tais como : 1-Objetivos 2-Mobiliário e postos de trabalho 3-Estrados passarelas e plataformas 4-Manuseio de produtos 5-Levantamento e transporte de cargas 6-Recepção e descarga de animais 7-Máquinas 8- Equipamentos e ferramentas 9-Condição ambientais de trabalho 10- Equipamentos de proteção individual-EPI 11- Gerenciamentos dos riscos 12- Programas de prevenção dos riscos Ambientais e de Controle Médico da saúde Ocupacional 13- Organizações temporal do trabalho 14- Organização das atividades 15-Analise Ergonômica do trabalho 16-Informações e treinamento.

0 comentários:

Postar um comentário