16 de março de 2013

Nova aposentadoria, fontes de custeio e fator previdenciário motivam debate de sindicatos catarinenses nesta segunda

Mais um seminário está sendo organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região. Trata-se do 3º Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical, que acontecerá na próxima segunda-feira, em Itapema (SC). 
Entre os palestrantes estará o senador gaúcho Paulo Paim (PT-RS), político que, nos últimos anos, tem se dedicado ao lado das centrais sindicais por propostas como o fim do fator previdenciário. Outro político presente no seminário será o deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT-SC), que acompanhou as centrais sindicais na Marcha a Brasília no último dia 6 de março. 
O Semininário em Itapema acontecerá no auditório da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) e está programado para iniciar às 8h30min, se estendendo até às 13h. A presença de Paim se deve ao fato de ele ter elaborado projetos que tratam do custeio do movimento sindical, algo que vem sendo alvo de investidas por parte do Ministério Público. 
Sobre o projeto que extingue o fator previdenciário, o senador Paim elaborou projeto de lei que o extingue. Projeto este que foi aprovado por unanimidade no Senado. Ele propõe a fórmula 95/85, segundo a qual a aposentadoria sem cortes ocorreria quando a soma da idade e dos anos de contribuição do segurado atingisse 95 e, no caso das mulheres, 85 anos. 
De acordo com Paim, a proposta é a que mais se aproxima do entendimento entre parlamentares. São aguardadas ainda para o 3º Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical outras lideranças políticas, do meio jurídico e sindicalistas de todo o estado. 
O evento é organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região e pelas centrais sindicais NCST/SC, UGT e Força Sindica/SC, com o apoio da Fetiesc.

0 comentários:

Postar um comentário