De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), as atividades relacionadas ao turismo respondem pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Além disso, o mercado de viagens internacionais responde por 30% das exportações de serviços. Os dados apresentados também colocam o setor de turismo em quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais.
Diante destes dados e de um cenário altamente favorável ao crescimento do setor, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) juntamente com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançam nesta sexta-feira o Estudo do Setor Hoteleiro.
Para a Contracs, o olhar atento para a realidade dos trabalhadores/as hoteleiros faz-se cada vez mais urgente e necessário.
“A pesquisa destaca dados importantes para que a nossa atuação seja cada vez mais assertiva e centrada nas necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras. Destaco, por exemplo, como preocupantes os dados que apresentam as mulheres como a maioria da categoria e com os menores salários; a alta rotatividade do setor e os baixos salários. Todas estas questões devem ser tratadas com muita seriedade e da forma mais combativa possível.” afirma o presidente da Contracs Alci Matos Araujo.
Para o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o Estudo do Setor Hoteleiro consolida a estratégia do Dieese de estar permanentemente atento às novas temáticas de interesse do movimento sindical. “Por se tratar de um setor até então relativamente pouco pesquisado, este estudo, sem dúvidas, reúne condições para abrir novos horizontes para o tema, seja no movimento sindical, nas esferas governamentais, na opinião pública ou na sociedade.”
Estudo
Encomendado pela Contracs ao Dieese, o estudo ainda destaca dados como o desempenho do setor hoteleiro com as taxas de ocupação, desembarque doméstico e internacional; dados de mercado de trabalho; perfil da categoria com distribuição geográfica do emprego e pisos e reajustes do comércio hoteleiro.
Nesta sexta-feira, a Contracs lançará o estudo juntamente com o Dieese em uma mesa que apresentará não só os dados do setor como lançará uma luz nas perspectivas que estes dados trazem aos sindicatos dos trabalhadores; à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços e ao Governo.
0 comentários:
Postar um comentário